NÃO PERCAM!
A Liga Acadêmica de Saúde Mental (LASM) foi criada no dia 28/10/2010 por alunos do curso de Enfermagem na Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais com o objetivo de aprofundamento didático na Saúde Mental para uma melhor qualificação profissional e desenvolvimento do senso de responsabilidade social, respeitando os princípios éticos e humanísticos, nas propostas de extensão e assistência. A LASM tem como preceptora a Professora Juliana Meireles Motta. Contato: saudementalfcmmg@gmail.com
"Sonha, e serás livre de espírito. Luta, e serás livre na vida." Ernestro Che Guevara
segunda-feira, 7 de novembro de 2011
quarta-feira, 21 de setembro de 2011
domingo, 18 de setembro de 2011
Ateliê de Pesquisa do Freud Cidadão
Convido vocês para o Ateliê de Pesquisa do Freud Cidadão, que nesse semestre está voltado para todos interessados e/ou inseridos em processos institucionais.
quarta-feira, 4 de maio de 2011
Seminário de Saúde Mental
Agradecemos a colaboração da Maisa Leitão pela sugestão do evento.
Contamos com a presença de vocês!
segunda-feira, 2 de maio de 2011
quinta-feira, 28 de abril de 2011
domingo, 3 de abril de 2011
Video
Segue abaixo o video apresentado na Apresentação LASM na Faculdade.
Ele retrata um pouco da história da loucura...Vejam!!!
quarta-feira, 30 de março de 2011
segunda-feira, 28 de março de 2011
Álcool e outras drogas
Segue o link da revista Poli: Saúde, Educação e Trabalho.
Esta edição de mar./abr. 2011, retrata sobre o usuário de álcool e outras drogas.
ECONOMIA SOLIDÁRIA
Pessoal, segue o link de dois artigos e um site sobre economia solidária, é muito interessante e além disso nos ajudará a entender um pouco do assunto que será discutido no I Encontro Preparatório para o Simpósio, cujo tema é Geração de Renda em Saúde Mental! Leiam!!!
Título: ECONOMIA SOLIDÁRIA: DISCUTINDO UMA NOVA ÉTICA NAS RELAÇÕES
DE TROCAS
Título: Saúde Mental e Economia Solidária: Inclusão Social pelo Trabalho
Site: http://www.fbes.org.br/
segunda-feira, 21 de março de 2011
EXTENSÕES DA LASM
Fórum de Formação em Saúde Mental - FOFO: Criado com o objetivo de discutir a formação em Saúde Mental, tanto na graduação quanto na educação continuada e permanente com o objetivo de articulá-la a atual rede de serviços de Saúde Mental.
A LASM visa promover uma roda de conversa no primeiro semestre articulado com o FOFO para discutir os desafios da formação em Saúde Mental.
18 de maio – Dia Nacional da Luta Antimanicomial, desde 1987. O desfile visa questionar as relações de estigma e exclusão que social e culturalmente se estabeleceram para as pessoas que vivem com “transtornos mentais”.
A comissão organizadora da LASM tem acompanhado as reuniões de organização do desfile, posteriormente tem se a proposta de participar das oficinas juntamente com os usuários da rede de Saúde Mental nos serviços para confecção das fantasias do desfile, assim nos aproximarmos do campo de prática, a participação é aberta aos acadêmicos da FCMMG que tiverem interesse em participar.
Espaço Saúde – É um coletivo estudantil da área da saúde de Minas Gerais que tem como objetivo discutir saúde, em todos os seus aspectos. Membros da comissão organizadora têm participado das reuniões do Coletivo, estabelecendo parceria para futuros projetos.
ASUSSAM – Associação dos Usuários dos Serviços de Saúde mental é uma entidade civil sem fins lucrativos foi fundado em 15 de março de 1994, com o objetivo de promover atividades sociais, culturais e desportivas, fazer cumprir as deliberações da Carta de Direitos e Deveres dos Usuários e Familiares dos Serviços de Saúde Mental, divulgar e defender os princípios e propostas do Movimento da Luta Antimanicomial. Membros da comissão organizadora têm participado das reuniões da associação.
CRONOGRAMA DE ATIVIDADE DA LIGA ACADÊMICA DE SAÚDE MENTAL NO PRIMEIRO SEMESTRE DE 2011
Dando prosseguimento às atividades da LASM iniciadas em outubro de 2010 a comissão organizadora da Liga Acadêmica de Saúde Mental tem o prazer de apresentar seu cronograma para o primeiro semestre de 2011.
Temos como objetivo o aprofundamento didático na Saúde Mental para uma melhor qualificação profissional e desenvolvimento do senso de responsabilidade social, respeitando os princípios éticos e humanísticos, nas propostas de extensão e assistência. Com orientação nas Diretrizes Curriculares aspiramos:
Aprender a aprender, ou seja, aprender a ser, aprender a fazer, aprender a viver juntos e aprender a conhecer, assegurando uma formação crítica com desenvolvimento de profissionais autônomos, que tenham conhecimento para garantir a qualidade e integralidade da atenção, seguindo os princípios da humanização no atendimento prestado aos indivíduos, famílias e comunidades. (MEC – 2001, pag. 4).
A loucura tem um aspecto que é forçosamente contrario ao laço social e a reinserção na cidadania, por isso a importância do desenvolvimento de uma prática que permita exercer melhor a existência, dentro do contexto de vida de cada cidadão. Pautados por um ideal de resgate da cidadania, de subjetividade e singularidade dos verdadeiros protagonistas, os pacientes, com o objetivo de enfocá-los como sujeitos ativos no seu processo terapêutico.
A proposta de atividades será interdisciplinar e intersetorial, abrangendo temas importantes para a formação de todos os profissionais da saúde. Visa-se estabelecer parcerias com outros saberes, seguindo as propostas da IV Conferência Nacional de Saúde Mental, da Linha Guia em Saúde Mental e da Política de Humanização da Saúde.
quarta-feira, 16 de março de 2011
Artigo
Segue um artigo muito interessante:
Título: A REFORMA E OS HOSPITAIS PSIQUIÁTRICOS:
HISTÓRIAS DA DESINSTITUCIONALIZAÇÃO
Link:
http://www.scielo.br/pdf/psoc/v22n1/v22n1a14.pdf
Referência:
Goulart, M. S. B. & Durães, F. (2010). A reforma e os hospitais psiquiátricos: histórias da desinstitucionalização. Psicologia & Sociedade, 22(1), 112-120.
Título: A REFORMA E OS HOSPITAIS PSIQUIÁTRICOS:
HISTÓRIAS DA DESINSTITUCIONALIZAÇÃO
Link:
http://www.scielo.br/pdf/psoc/v22n1/v22n1a14.pdf
Referência:
Goulart, M. S. B. & Durães, F. (2010). A reforma e os hospitais psiquiátricos: histórias da desinstitucionalização. Psicologia & Sociedade, 22(1), 112-120.
terça-feira, 15 de março de 2011
I, II, III, IV ENCONTROS PREPARATÓRIOS PARA O SIMPÓSIO DE SAÚDE MENTAL DA FCMMG
Justificativa:
Ao considerar todo o processo da Luta Antimanicomial e Reforma Psiquiátrica torna-se essencial sedimentar uma postura de responsabilidade social e profissional frente ao portador de sofrimento psíquico. No entanto, as questões discutidas nesses movimentos não atingem ainda a sociedade em geral e vê-se até mesmo certa distância das universidades, as quais fazem o processo de formação de profissionais que futuramente trabalharão com esse tema.
A valorização de setores como economia solidária, cultura e arte, direitos humanos e educação assumem um papel essencial no processo terapêutico do portador de sofrimento mental fora dos manicômios, esse papel transcende a clínica ao atingir a dimensão do sujeito revelando uma possibilidade de convívio, de valorização, de existência como sujeitos sociais.
Objetivos:
Produzir conhecimento intersetoriais sobre a temática Saúde Mental.
Problematizar políticas públicas voltadas para a assistência integral ao portador de sofrimento mental e modos de vida envolvidos no processo de inclusão social e cidadania.
Problematizar políticas públicas voltadas para a assistência integral ao portador de sofrimento mental e modos de vida envolvidos no processo de inclusão social e cidadania.
Proporcionar um campo em que os “agentes de saúde” tenham contato com outros saberes, os quais integram efetivamente o processo terapêutico oferecendo ao paciente uma rede de possibilidades de exercer sua existência.
Evento:
∞ I encontro preparatório para o simpósio de Saúde Mental da FCMMG – Tema: Geração de Renda e Saúde Mental.
DATA: 29/03/11. Palestrante: Marta Soares
LOCAL: FCMMG, sala a ser definida.
Assinar:
Postagens (Atom)